-
Arquitetos: VTN Architects
- Área: 1386 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
Descrição enviada pela equipe de projeto. Sob a rápida urbanização, as cidades no Vietnã divergem muito de suas origens como extensas florestas tropicais. A falta de verde causa vários problemas sociais, como poluição do ar devido ao excesso de motocicletas, enchentes e efeito de ilha de calor. Nesse contexto, as novas gerações nas áreas urbanas estão perdendo a conexão com a natureza. Além disso, o país está enfrentando mudanças à medida que passa para uma economia baseada na manufatura, prejudicando o meio ambiente. O aumento das secas, inundações e salinização comprometem o abastecimento de alimentos.
"Urban Farming Office", é um esforço para mudar esta situação. O objetivo do projeto é devolver o espaço verde à cidade e promover a produção segura de alimentos. Localizado em uma área recém-desenvolvida na cidade de Ho Chi Minh, o projeto do escritório demonstra a possibilidade da agricultura urbana vertical. Sua fachada é composta por floreiras suspensas com vegetação local variada, permitindo-lhes obter bastante luz solar. Esta abordagem verde proporcionará alimentos saudáveis e um ambiente confortável com o mínimo consumo de energia, contribuindo para o futuro sustentável da cidade.
Estratégias ambientais - A “fazenda vertical” cria um microclima confortável em todo o edifício. Combinada com vidros, a vegetação filtra a luz solar direta e purifica o ar. É irrigada com água da chuva armazenada enquanto a evaporação esfria o ar. Por outro lado, a parede norte é relativamente sólida para futuras extensões, com pequenas aberturas para aumentar a ventilação cruzada. O volume é feito com uma parede de tijolos dupla e uma camada de ar no interior para melhorar o isolamento. Tudo isso contribui para reduzir o uso de ar-condicionado.
Sistema de cultivo - A “fazenda vertical” é projetada para vegetação com um método de construção simples - consiste em uma estrutura de concreto, suportes de aço e floreiras modulares suspensas neles. As floreiras são substituíveis, portanto, podem ser dispostas de forma flexível de acordo com a altura e condição de crescimento das plantas, fornecendo luz solar suficiente. Somado a um jardim na cobertura e no solo, o sistema fornece até 190% da proporção verde da área do canteiro, o que equivale a 1,1 tonelada de colheita. Várias plantas comestíveis locais, como hortaliças, ervas e árvores frutíferas, são selecionadas para contribuir com a biodiversidade da região. Elas são mantidas com um método de tratamento orgânico.